segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Espaçador de Concreto – Conheça a utilidade de cada modelo de distanciador e entenda suas aplicações

Segundo especialistas, quem determina a escolha, o cronograma é a empresa contratada para fazer a armação. Espaçadores de concreto são pequenas peças de plástico, utilizadas para alinhar, posicionar e manter a armadura durante a concretagem, garantindo o exato cobrimento da armação de concreto, evitando posterior problema de fixação.

Entre os diversos tipos, modelos e variados tamanhos, os espaçadores, bem como o caranguejo e as pastilhas argamassadas, ambos podem ser utilizados durante estrutura de corte e dobra da forma. Embora tenham o preço menor, diminui também o tempo de execução da obra. Prontas de fábrica, tanto as form,as como os espaçadores treliçados, diminuem o prazo de execução e conforme o tipo de empreiteira da execução das armaduras, com certeza pode diminuir e muito o preço final.

Imagem de vigas de grandes construcões feitas com espaçadores de plástico


Qualidade dos espaçadores

Embora não exista certificação obrigatória para espaçadores plásticos, pelo menos por parte do (Inmetro). Devido a isso, se faz necessário a procura por produtos avaliados em laboratórios de testes e comprovados pessoalmente por parte do fabricante. Um dos principais cuidados antes de comprar espaçadores é buscar por produtos certificados. Quando não há certificação e o produto não tem procedência, possivelmente você encontrara na construção vários com má formação e sem acabamento e até quebrados.
Saiba mais sobre os principais modelos de espaçador de concreto, suas funções e sua utilização em armação e montagem na hora de concretar:

PILARES, VIGAS, LAJES E PISOS

Espaçador Cadeirinha: para distanciar a armadura da fôrma e a armadura em situações com laje menores. Existem vários tipos, ao adquirir esse tipo de espaçador devemos observar também o cobrimento que o mesmo deverá proporcionar. Assim eles funcionam como peça indispensável para sua obra pois auxiliam na fixação da fôrma. A quantidade por metro quadrado pode variar bastante dependendo do tamanho da armadura. Por tanto entenda bem qual o tipo adequado para sua obra para proporcionar resistência e suporte ao peso da armação.

Espaçador Caranguejo: Fabricados em barras de 10 mm CA 25 ou CA 50 entre outras medidas. Utilizados para garantir o comprimento das armaduras tanto para assegurar a posição superior de lajes planejadas para aguentar estruturas menores, como o raiado. Geralmente se utiliza 4 espaçadores por metro quadrado. Embora não seja barato o preço unitário do aço para a produção do caranguejo, deve-se considerar o custo de mão de obra e a produção, na maioria das vezes o custo se torna viável.

Imagem de vigas e pilares de concreto com espaçadores

Espaçador linear: Produzidos em diversos tamanhos e modelos, as especificações podem variar e especificamente com o objetivo de alcançar o comprimento correto da armadura negativa da positiva, podendo ser utilizar uma peça a cada 1,00 a 1,25 m² por (0,8 a 0,12 m²).

Espaçador treliçado: Sua medida padrão é de 2m e comprimento padrão de 2 m e adapta melhor a execução. Conforme o tipo de serviço e equipe contratada para montagem da armadura e do planejamento da obra, este modelo pode ser uma boa solução em relação ao custo.

Pastilhas de argamassa: Fabricadas de concreto em forma de placas, o cobrimento destas soldadas pode ser inferior com o delas, e podem ser produzidas no próprio canteiro da obra. O custo com material é menor, mas não devemos esquecer também do custo da mão de obra. Sua aplicação é de 4 a 6 peças por metro quadrado.

Espaçador Centopeia: Sua função é semelhante ao espaçador cadeirinha, porém com seu comprimento maior, não sendo necessário tantas peças por metro quadrado.

Imagem de utilização espaçador de concreto

Espaçadores com entrada radial: Para blocos de fundação e sapatas, sua utilização é indicada para armaduras maiores e mais pesadas, é produzido de plástico e conhecido também como espaçador circular e pode ser fixado na armadura já pronta.

Espaçador Circular: Também produzidos feitos de plástico para utilização em concreto em tamanhos diversos, podem ser instalados com a armadura já montada para atingir o as espessuras e o recobrimentos do concreto.

Espaçador linear com fixação: Produzido para garantir o recobrimento de 15-20 mm a 30-45 mm. Dependendo do tamanho.

Em nosso blog você encontra contatos para compra de espaçadores.

0 comentários:

Postar um comentário